Pesquisar
Close this search box.

Sindsaúde cobra publicação da portaria dos concursados de 2017

Após a aprovação do PCCR centenas de servidores se aposentaram, piorando a oferta de profissionais nas unidades.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia, Célia Campos, solicitou à Casa Civil a publicação em Diário Oficial, da convocação dos concursados da saúde, aprovados em 2017.

Segundo ela, a Portaria está na Diretoria Técnica Legislativa (Ditel), contendo a lista dos aprovados, há vários meses, aguardando publicação. “Muitos aprovados estão esperando ansiosamente há meses a convocação”, diz a presidente.

Célia Campos também ressaltou que a convocação dos aprovados é questão de urgência, pois as unidades de saúde estão com defasagem e será necessária a realização de um novo concurso pois a demanda só cresce, enquanto o número de servidores só diminui.

“Com a implantação do Plano de Carreira em 2022, centenas de servidores se aposentaram.
Isso causou um déficit de mão-de-obra de profissionais em todas as áreas, impactando as escalas de plantões e setores ficaram defasado”, comentou a presidente.

Ao finalizar, a líder do sindical também deixou claro sua contrariedade à contratação de emergenciais, e fez alerta em relação à política previdenciária que tem impacto direto na vida de todos os servidores públicos do Estado.

“O sindicato é contra a contração emergencial. Eles foram muito necessários na pandemia, mas o momento agora é outro. Eles não contribuem para o regime previdenciário do Iperon e, sim para o regime geral. Ora, se houve uma reforma previdenciária no instituto, o órgão precisa arrecadar. Da forma como está a contribuição está indo para INSS”, disse.

Há que se ressaltar ainda que, além dos aposentados, dezenas de servidores acabaram indo óbito durante a pandemia, após cumprir extensas cargas de trabalho para salvar vidas em troca das suas. É uma situação que precisa ser reavaliada pela Sesau.

Fonte: Rondoniaovivo